
SAEB e o cotidiano escolar em Manaus-AM
2023; Volume: 25; Linguagem: Português
10.22483/2177-5796.2023v25id4178
ISSN2177-5796
AutoresCamila Ferreira da Silva, Caroline Oliveira da Silva, Miriane Feitoza dos Santos,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoOnipresentes no atual cenário educacional ao redor do mundo, as avaliações de larga escala constituem o tema sobre o qual nos debruçamos neste artigo. Parte-se da consolidação do macrossistema de avaliação da educação no Brasil para tratar, mais especificamente, do cenário amazonense. Com o objetivo de promover uma correlação entre avaliações de larga escala e processos de ensino e aprendizagem no interior das escolas, tomou-se à análise os impactos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) sobre o cotidiano dos sujeitos escolares – para tal, uma escola da rede estadual de ensino, localizada na Zona Leste de Manaus, constituiu o lócus de análise. Ao situarmo-nos na Sociologia Política da Educação, nosso design metodológico contemplou: uma abordagem qualitativa, acompanhada de um estudo de caso, da observação participante e do relato de experiência ligado à participação de estudantes de graduação em Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O estudo revelou os impactos das políticas de avaliação da educação básica sobre o cotidiano escolar na cidade de Manaus, com destaque para o lugar privilegiado que os rankings de resultados, índices e posições obtidas passaram a ocupar no vocabulário e nas preocupações dos sujeitos escolares, bem como para a troca das relações de ensino e aprendizagem por um treinamento voltado exclusivamente para responder aos testes previstos nas avaliações externas.
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