
O uso de um folhetim para dialogar sobre Matemáticas: um relato envolvendo desenvolvimento profissional docente
2023; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Volume: 28; Issue: 81 Linguagem: Português
10.37001/emr.v28i81.3451
ISSN2317-904X
AutoresAline Silva De Bona, Rodrigo Sychocki da Silva,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO artigo apresenta uma ação realizada pela regional RS da SBEM que consiste na organização e publicação de um folhetim trimestral no qual são propostos materiais, sugestões de textos e vídeos que envolvem práticas em sala de aula ou relacionam-se a aspectos formativos. Após a publicação de seis folhetins, conjecturou-se a possibilidade de investigar qual o tipo de alcance e implicações dessa ação para os membros da regional. Com isso, por meio de um estudo de caso descritivo com viés qualitativo, foi escolhido um grupo de professores participantes, a quem se propôs responder a um questionário. As respostas foram organizadas e analisadas frente ao referencial teórico das dimensões do desenvolvimento profissional docente. A partir das nossas análises, conclui-se que o folhetim, para os professores participantes do estudo, tem sido um vetor para o exercício da autoformação, com vistas à criação e ao desenvolvimento de atividades para as aulas de Matemática.
Referência(s)