Modelagem computacional e automação utilizando microcontrolador Arduino; um modelo de bancada didática para descrição do comportamento de frenagem regenerativa em veículos elétricos

2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 12 Linguagem: Português

10.55905/revconv.16n.12-146

ISSN

1988-7833

Autores

Damiano da Silva Militão, Leandro de Amorim Ratamero, Joaquim Teixeira de Assis, Joel Sánchez Domínguez, Reydson Schuenck Barros,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Neste trabalho, que surge da natural demanda de processos de automação englobarem áreas de engenharia mecânica tais como eletrônica, elétrica, mecânica dura e mecânica de fluidos, busca-se didaticamente apresentar de forma multidisciplinar e simplificada, para estudantes de graduação, uma proposta de execução de bancada experimental utilizando plataforma de prototipagem eletrônica Arduino, com finalidade de descrever o comportamento de frenagem regenerativa em veículos elétricos a bateria (VEB). Espera-se com este trabalho, além de contemplar o caráter educacional do uso sustentável de veículos automotores, exemplificar a interdisciplinaridade envolvida ao se relacionar o domínio de técnicas de modelagem computacional, para programar matematicamente o controle de sistemas, com conhecimentos em mecânica, robótica ou de equipamentos auxiliares capazes de, trabalhando em conjunto, gerarem processos independentes da ação humana, com razoável precisão e confiabilidade. Como resultado é gerado um mecanismo capaz de relacionar as áreas de conhecimentos relatadas e tornar o sistema de frenagem regenerativa, e o próprio processo de automação em si, mais ilustrado e facilmente compreensível por parte de alunos de engenharias mecânica, computacional ou automotiva em períodos iniciais de curso.

Referência(s)