O modelo do oscilador diatômico na descrição de vibrações moleculares a partir de conceitos físicos, químicos e equações diferenciais: uma proposta para o curso de licenciatura em química
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 12 Linguagem: Português
10.55905/revconv.16n.12-149
ISSN1988-7833
AutoresMargareth Santoro Baptista de Oliveira,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoÉ inegável que a ciência atua como agente transformador da sociedade, tendo o âmbito escolar como palco para sua desmitificação e democratização. Nesse cenário, o professor é o responsável por conduzir o aluno, numa perspectiva dialógica, a analisar e interpretar o mundo ao seu redor. A proposta desse trabalho, para o curso de Licenciatura em Química, transpôs a interconexão entre as disciplinas de Física, Química e Matemática por meio da discussão sobre o tema “ligação química”. O oscilador diatômico foi utilizado como modelo para o estudo do comportamento da molécula diatômica heteronuclear de ácido clorídrico, a contar com o sistema massa-mola para análise da energia total do sistema, em que os átomos de cloro e hidrogênio são ligados por “molas” clássicas (obedecendo a mecânica newtoniana), descrita a partir de uma equação diferencial ordinária de segunda ordem (EDO). Os conteúdos envolvidos, pertencentes a disciplinas diferentes, foram trabalhados recorrendo a um processo dinâmico, de forma contextualizada e interdisciplinar, sendo uma proposição de ferramenta que permita ao discente desenvolver faculdades intelectuais, o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas reais.
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