
Implicações da escolarização para formação docente: das (im)pertinências epistemológico-didáticas às experiências relativos aos saberes geométricos
2023; Volume: 23; Issue: 48 Linguagem: Português
10.31496/rpd.v23i48.1532
ISSN1519-0919
AutoresFernanda Tüxen Azevedo, Kleber Tüxen Carneiro, Orly Zucatto Mantovani de Assis,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO artigo retrata um estudo no qual se cotejou as experiências escolares, tendo em vista seus efeitos para constituição da docência. Pari passu averiguou-se o contato com a Matemática/Geometria na escolarização. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, sob uma abordagem narrativa. Enquanto procedimento para a coleta das fontes orais empregou-se entrevistas semiestruturadas e a triangulação na qualidade de método para análise dos dados. Contou-se com a participação de 12 pedagogas. A iniciativa (epistêmica) facultou compreender, em síntese, a existência de uma variação de idade significativa entre as participantes. Além disso, os dados encontrados refletiram a tendência à feminilização do magistério. Constatou-se, ademais, cuja maioria das entrevistas serem provenientes do ensino público, com algumas exceções. Ao descreverem o processo de escolarização, fica manifesto corresponder a uma perspectiva tradicional de ensino. Por outro lado, alguns projetos didáticos somados a algumas ações afetivas relatadas, foram capazes de mitigar os efeitos contraproducentes de um ensino conteudista. Depreendeu-se ainda, a existência de uma expressiva rejeição em relação à matemática. Relativo à experiência escolar relacionada à geometria, verificou-se à ausência de lembranças concernentes ao conhecimento geométrico.
Referência(s)