Artigo Acesso aberto Produção Nacional

MENSURAR E AVALIAR: UM DESAFIO A SER VENCIDO

2023; Volume: 8; Linguagem: Português

10.13037/rea-e.vol8.9264

ISSN

2525-703X

Autores

Robson Roberto Da Silva Branco, Renan dos Santos Rodrigues, Thaiany Guedes da Silva,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A sala de aula é cotidianamente um espaço de diálogos e aprendizagens, trocas mútuas que promovem a construção do conhecimento por meio de trabalhos colaborativos entre professores e estudantes, nesse contexto, parte do trabalho docente é selecionar recursos para identificar em que medida os objetivos do seu trabalho se consolidaram em aprendizagens. Imbuídos por essa preocupação, o objetivo da pesquisa da qual emerge este texto foi verificar quais instrumentos de mensuração são utilizados pelos professores para caracterizar a avaliação da aprendizagem dos estudantes. Trata-se de estudo descritivo com abordagem qualitativa a partir da pesquisa de campo, com a participação de seis professores do ensino fundamental I de escolas municipais e estaduais da cidade de Manaus/AM. Enquanto instrumento de construção de dados, utilizamos um questionário com roteiro de três (3) perguntas abertas. Submetidos à análise de conteúdo: técnica de elaboração e análise de unidades de significado de Moreira, Porto e Simões (2005), resultando em oito categorias temáticas: aprendizagem, atividades, avaliações, ensino, instrumentos, lúdico, materiais e participação. Conclui-se que, há dificuldades de compreensão acerca da distinção entre avaliação e instrumentos de mensuração, bem como, não concordância acerca de quais e como utilizar ambos. Considera-se imprescindível a ampliação do debate acerca da avaliação da aprendizagem, seus tipos e processos, no sentido de qualificar e ampliar as oportunidades de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Referência(s)