Artigo Acesso aberto

Uso Direcionado da Ecocardiografia Como Ferramenta de Auxílio no Ensino da Anatomia e da Fisiologia Cardíacas para Estudantes de Medicina

2023; Volume: 36; Issue: 4 Linguagem: Português

10.36660/abcimg.20230100

ISSN

2675-312X

Autores

Caroline de Oliveira Fischer Bacca, S. Toniazzo, Franciani Rodrigues da Rocha, Luiz Fernando Matias, Thais Naiara Mees, A. Kühl, Nicolás Ramos, Marcelo Vier Gambetta,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Fundamento: A ultrassonografia vem sendo cada vez mais utilizada para o ensino da medicina básica. A observação simultânea da imagem ecocardiográfica e do eletrocardiograma (ECG) permite que o estudante compreenda o processo fisiológico do coração e sua função dentro do sistema cardiovascular. Objetivo: Avaliar o ganho e a retenção de conhecimento do estudante de medicina no aprendizado da anatomia e da fisiologia cardíacas com uso da ecocardiografia. Métodos: Trinta e quatro estudantes do terceiro semestre realizaram um pré-teste (avaliação 1) composto por 20 questões de múltipla escolha, sendo 15 relacionadas à anatomia e fisiologia cardíacas e 5 “questões de confusão”. O teste foi elaborado por um dos autores, sendo de forma cega para os demais. Após o encontro teórico, foi efetuada a avaliação 2 com as mesmas questões. Na semana seguinte, foi realizado o encontro prático de ecocardiografia direcionado para avaliação da anatomia e fisiologia. Um pós-teste (avaliação 3) foi realizado 30 dias após o primeiro encontro para avaliar a retenção do conhecimento. As variáveis foram analisadas pelos testes Kolmogorov-Smirnov, T de Student e Wilcoxon, com nível de significância estatística representando um valor de p < 0,05. Resultados: A média de acertos na avaliação 1 foi de 6,37 ± 2,0 (42,4%), na segunda avaliação de 9,8 ± 2,2 (65,3%) e na avaliação 3 de 10,3 ± 2,5 (68,6%). Houve diferença estatística entre a avaliação 1 e as demais avaliações (p = 0,01). Conclusão: O uso da ecocardiografia de maneira precoce dentro do curso de medicina auxilia de forma positiva o ensino da fisiologia e anatomia cardíacas, fixando o conhecimento teórico adquirido.

Referência(s)