Impactos da violência perpetrada contra estudantes de medicina durante simulação realística: lições de um projeto piloto
2023; Brazilian Journal of Development; Volume: 9; Issue: 12 Linguagem: Português
10.34117/bjdv9n12-061
ISSN2525-8761
AutoresPatrícia Costa Mincoff Barbanti, Lúcia Luisa Guimarães Da Silva, Marcos Rogério Bitencourt, Mariá Românio Bitencourt, Ana Carolina Jacinto Alarcão, Bruno Ferrari Silva, Sandra Marisa Pelloso, Maria Dalva de Barros Carvalho,
Tópico(s)Patient Safety and Medication Errors
ResumoIntrodução: Situações que representam violência acadêmica são comuns nos cursos médicos. Os impactos afetam a saúde mental, o desempenho dos estudantes e até o cuidado com os pacientes. Os estudos desenvolvidos na área, costumam apresentar abordagem metodológica observacional. Objetivo: Com a proposta de avaliar os impactos de um ambiente de aprendizagem hostil com modelo experimental de pesquisa, este piloto objetiva descrever os pontos fortes e possíveis necessidades de adequações do modelo proposto. Métodos: Estudo experimental realizado em ambiente de simulação realística. Dois grupos (um controle e um intervenção), de 5 alunos cada, foi aleatoriamente distribuído. Todos os estudantes estavam monitorados com frequencímetros Polar Rs800® e participaram de um cenário simulado contendo paciente-ator com provável diagnóstico de meningite viral e simulador para punção e coleta liquórica. No grupo intervenção, propositalmente, ao longo da cena, foram embutidos comentários que caracterizavam assédio psicológico por parte do professor. As imagens e sons gravados durante a cena e debriefing, os índices de variabilidade da frequência cardíaca detectados pelos frequencímetros, as fichas de avaliação do desempenho dos alunos e um questionário investigando as alterações físicas, emocionais e cognitivas, além da situação de assédio ocorrida no cenário foram os instrumentos de coleta de dados analisados neste piloto. Resultados: Como pontos considerados adequados pôde-se pontuar a captura de som e imagens do ambiente da simulação e debriefing, a monitoração com os frequencímetros e os pontos de assédio inseridos na cena. E, com necessidades de ajustes, o tipo de cenário e os questionários. Considerações finais: Executando-se os ajustes pontuados, espera-se excelente desempenho de todos os instrumentos de coleta propostos pela metodologia a ser aplicada no estudo experimental. Além disso, com tais ajustes, espera-se poder avaliar os impactos da violência acadêmica no ambiente de aprendizagem dos cursos médicos, com o menor dano possível aos participantes.
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