Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Baquaqua, protagonista da liberdade

2023; Volume: 14; Issue: 28 Linguagem: Português

10.28998/rchv14n28.2023.0011

ISSN

2177-9961

Autores

Isis Pimentel de Castro, Júlia Ribeiro Junqueira,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este artigo se baseia nas reflexões acerca dos usos da única autobiografia de um escravizado africano que passou pelo Brasil, Mahommah Gardo Baquaqua, a partir das experiências de duas práticas vinculadas a um mesmo projeto de ensino intercampi, nomeado “Baquaqua ― protagonista da liberdade”, tendo como ponto norteador as análises vinculadas à reformulação do currículo de História do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais entre os anos de 2019 e 2022. Logo, as iniciativas foram construídas no CEFET-MG, nos campi Nova Suíça, Nova Gameleira, Timóteo e Curvelo, sendo que as primeiras três experiências com a implementação do projeto aconteceram no contexto da pandemia de Covid-19, em 2021, interligando a autobiografia com o ensino remoto emergencial e as novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). E, embora tenha tido como matriz norteadora o mesmo projeto de ensino, bem como o público-alvo ― estudantes da 2ª série dos cursos técnicos integrados da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) ―, cada campus teve liberdade para adequar a execução do projeto à realidade local, incluindo as possibilidades de diálogo inter-/transdisciplinares e a construção de metodologias e objetivos específicos estabelecidos pelas equipes de professores participantes.

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