INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIOLOGIA NA ABORDAGEM DE RELAÇOES ÉTNICO-RACIAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 A PARTIR DO SAMBA E DA DANÇA: UM RELATO
2023; Volume: 8; Linguagem: Português
10.33025/tefe.v8i1.3944
ISSN2525-5916
AutoresCarlos Eduardo Oliva de Carvalho Rêgo, Nathalia Gaspar Perestrello de Menezes, Silzane Almeida Carneiro,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoAbordaremos a interdisciplinaridade entre Educação Física e Sociologia escolares na abordagem de relações étnico-raciais durante a pandemia de Covid-19, em um relato de experiência através do qual exporemos de que forma realizamos debates no ano de 2021, transmitidos on line, sobre o samba e sobre danças afro-brasileiras, com palestras de especialistas convidados, oferecidos para estudantes de ensino médio. Além de apresentarmos os desafios do ensino remoto durante a pandemia de Covid-19 no Colégio Pedro II, relataremos de que modo se deu a oferta das atividades promovidas, transcrevendo trechos de cada uma das exposições dos especialistas. Assim, pretendemos não apenas demonstrar como abordamos as relações étnico-raciais através dessas atividades realizadas, mas também sugerir a realização de atividades semelhantes por docentes de Educação Física e Sociologia escolares que estejam com interesse em abranger tal tema em um trabalho conjunto em suas escolas. Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Educação Física Escolar, Sociologia Escolar, Relações Étnico-Raciais, Samba, Danças Afro-Brasileiras
Referência(s)