
MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO NA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ: TRANSIÇÃO DO FUNDO ROTATIVO PARA TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO PREDIAL
2023; Volume: 4; Issue: 12 Linguagem: Português
10.47820/recima21.v4i12.4562
ISSN2675-6218
AutoresPablo Felipe Galante, Arnaldo Luiz Pereira Filho,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO artigo propõe a transição do Fundo Rotativo da Polícia Militar do Paraná para a terceirização informatizada de serviços de manutenção predial, fundamentando-se na análise de dados sobre valores de Fundo Rotativo presentes no Sistema GRF (Gestão de Recursos Financeiros) coletados por intermédio do Sistema Business Intelligence - BI, ambos desenvolvidos pela Companhia de Informática do Paraná–CELEPAR, dos quais se infere que a manutenção predial é o principal escopo na execução dos valores disponibilizados por este instrumento. A mudança proposta tem como objetivo modernizar a gestão, concentrar recursos em atividades essenciais e adotar uma abordagem mais eficiente e especializada. O Fundo Rotativo permite a aquisição de materiais de consumo e a contratação de serviços de pequeno porte, atendendo necessidades especialmente de manutenção predial das unidades policiais militares, contudo demanda esforços de grande quantidade de efetivo, eventualmente empregados com exclusividade na gestão, execução e controle destes recursos. A estratégia apresentada propõe substituir esse modelo pela contratação de empresa terceirizada para gerenciar (de forma informatizada) e executar multisserviços (com rede de empresas credenciadas) de manutenção predial (corretiva e preventiva), sob demanda, além de fornecer equipamentos, peças e mão de obra. A transição alinha-se com o plano estratégico da PMPR, visando otimizar a eficiência operacional e as práticas de gestão, refletindo uma abordagem mais contemporânea e focalizada nas responsabilidades essenciais da instituição.
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