Artigo Acesso aberto

INTERAÇÕES ENTRE TECNOLOGIAS, NOVAS METODOLOGIAS E CURRÍCULO

2023; Volume: 4; Issue: 10 Linguagem: Português

10.46550/amormundi.v4i10.363

ISSN

2675-9152

Autores

Helena Maria Ribeiro, Cristiane Tonetto Escobar, Ayrla Morganna Rodrigues Barros, Marcos Vinícius Malheiros da Silva, Rodi Narciso,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A presente pesquisa aborda as influências do período colonial e imperial, bem como de países como Estados Unidos, Suíça e Austrália, nas práticas educacionais do Brasil. Ao longo da história, os currículos brasileiros têm sido moldados por influências internacionais, refletindo-se em conhecimentos, atitudes, habilidades, valores e emoções. Destacam-se, nesse contexto, modelos como o International Baccalaureate (Suíça), o International Primary Curriculum (Inglaterra) e o Australian Curriculum, Assessment & Reporting Authority (Austrália). É crucial ressaltar que diversas escolas brasileiras adotam esses currículos estrangeiros como referência para suas práticas pedagógicas. A partir de 1932, o Manifesto dos Pioneiros e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1993/94/96 intensificaram o debate social, cultural e político em torno dos currículos no Brasil. Por outro lado, as Tecnologias Digitais de Informações e Comunicações (TDICs) impõem novas transformações no ambiente escolar, principalmente em relação ao corpo docente e à busca pelo conhecimento. Nesse sentido, procurando desenvolver habilidades e competências, oportunizando esses novos alunos a serem críticos e participativos no âmbito escolar.O uso de ferramentas digitais, aliado a currículos e metodologias inovadoras, converge para o objetivo comum de desenvolver projetos alinhados à realidade dos alunos, considerando suas vivências e conhecimentos prévios. Dessa forma, a partir desse enfoque, busca-se não apenas transmitir conhecimento, mas também desenvolver habilidades e competências, proporcionando aos alunos as ferramentas necessárias para serem críticos e participativos no ambiente escolar. Em suma, a pesquisa destaca a interação entre as influências históricas e culturais, os currículos internacionais e as inovações tecnológicas como elementos fundamentais na construção do cenário educacional brasileiro.

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