Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O papel de uma universidade para o desenvolvimento sustentável

2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 12 Linguagem: Português

10.55905/revconv.16n.12-228

ISSN

1988-7833

Autores

Geise Loreto Laus Viega, Thiago Antônio Beuron Corrêa De Barros, David Lorenzi, Sirlei Glasenapp,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

As universidades possuem, enquanto instituições de ensino, o papel de agentes transformadores que atuam diretamente no desenvolvimento da região as quais estão inseridas. As universidades contribuem para o desenvolvimento socioeconômico cumprindo funções diversificadas e são disseminadoras de conhecimento técnico e científico. Devido a sua valorização, ocorreu no Brasil, a expansão da educação superior que possibilitou ampliar o acesso ao desenvolvimento social e econômico, contribuindo com o desenvolvimento regional e a redução das desigualdades territoriais. Nesse contexto, destaca-se a Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, universidade multicampi inserida pelo governo federal por meio da lei no 11.640, de 11/01/2008, na metade sul do Rio Grande do Sul/Brasil. No entanto, cabe destacar que a contribuição da universidade vai além do crescimento econômico, pois a universidade contribui para a mudança de hábito dos indivíduos que nela se constitui e se torna promotora do desenvolvimento sustentável, pois suas ações transbordam a riqueza material, contemplando além dos aspectos econômicos, aspectos sociais e aspectos ambientais. Nesse contexto, aponta-se o importante papel das universidades para o cumprimento da Agenda 2030 e suas metas. Nesse sentido, este estudo teve por objetivo compreender a aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos projetos da UNIPAMPA. A pesquisa é caracterizada por uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, sendo utilizada a pesquisa documental e bibliográfica. A coleta de dados ocorreu por meio de documentos e materiais que indicassem a evolução dos projetos de ensino cadastrados, assim como, a identificação do vínculo dos projetos cadastrados no Programa de Desenvolvimento Acadêmico com os ODS. No que tange aos resultados, foram constatadas, uma variação no número de projetos desenvolvidos, assim como, um número pequeno de projetos com bolsas acadêmicas comparado ao número de projetos cadastrados. Identificou-se nos projetos analisados que existe vínculo com os ODS. De forma geral, o objetivo principal deste estudo foi alcançado de forma positiva, pois os resultados apresentados permitiram identificar que a UNIPAMPA, como instituição de ensino, é um agente transformador que transborda o desenvolvimento da região em que está inserida, pois promove o desenvolvimento sustentável e contribui para o cumprimento da Agenda 2030, através da prática de hábitos sustentáveis identificados nos projetos de ensino.

Referência(s)