
Poetry Slam invade escolas de periferias paulistanas: eventos e práticas de letramentos literários no VIII Slam Interescolar de São Paulo
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/1984-6398202342849
ISSN1984-6398
AutoresCynthia Agra de Brito Neves, Sóstenes Renan de Jesus Carvalho Santos, Maria Fabiana Medeiros de Holanda,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoRESUMO: Este artigo se propõe a descrever algumas cenas performadas por estudantes de escolas públicas paulistas, sobretudo das periferias, no VIII Slam Interescolar de São Paulo, visando discutir e analisar práticas de letramentos literários. Esse evento poético foi observado in loco pelos autores deste artigo, em específico, a performance poética da estudante do ensino fundamental II, Manoella de Souza, da Escola Estadual Dona Luiza Macuco. Os autores desta pesquisa assumem a perspectiva dos letramentos literários (Amorim; Domingues; Klayn; Silva, 2022; Neves, 2021a), dos letramentos de reexistência (Souza, 2011; Duboc; Menezes De Souza, 2021; Walsh, 2009, 2019) e dos letramentos críticos (Monte-Mór, 2015, 2019) em defesa do Poetry Slam como ato político-poético-performático de jovens da periferia paulistana.
Referência(s)