Artigo Acesso aberto Produção Nacional

APLICAÇÃO DOS ESTILOS DE ENSINO DE MUSKA MOSSTON NO FUTEBOL

2023; Linguagem: Português

10.51283/rc.27.e16558

ISSN

2178-5945

Autores

Mateus Cesário Costa, Vitor Pereira de Oliveira, Kleber Tüxen Carneiro, Alessandro Teodoro Bruzi,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

Os treinadores de Futebol nas categorias de base são fator vital para o desenvolvimento de jogadores eficientes. As crenças sobre como o esporte deve ser ensinado determinam as ações abordadas nos treinamentos. O presente estudo objetivou identificar qual o estilo de ensino de Muska Mosston é mais utilizado na iniciação ao Futebol. Este trabalho produziu dados a partir da resposta de sete treinadores de Futebol a uma versão traduzida e adaptada do Instrumento de autoavaliação sobre estilos de ensino. Os resultados revelaram que o estilo de descoberta divergente foi o mais utilizado. Considerando apenas os treinadores do sub-9, o estilo de ensino mais escolhido foi o estilo de comando. Considerando os treinadores do sub-13, o estilo mais assinalado foi o de descoberta divergente. Por fim, os treinadores do sub-15 selecionaram o estilo de tarefa. Conclui-se que os treinadores apresentaram crenças mais voltadas a um estilo de produção e levaram em consideração o grupo etário para o qual estavam ensinando a modalidade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX