
Docilidade e disciplinamento do professor no contexto do projeto educativo neoliberal
2023; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.30905/rde.v7i1.816
ISSN2526-849X
AutoresCarlos Betlinski, Wesley Dias dos Santos,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoO presente artigo tem como objetivo identificar os dispositivos da racionalidade neoliberal, na produção do disciplinamento docente, que se dá, na maioria das vezes, mediado por um discurso de progresso e inovação. O arquétipo do trabalhador, como empresário de si mesmo, acaba por responsabilizar os sujeitos pelo sucesso ou fracasso das atividades desenvolvidas, sempre numa perspectiva individualista que altera a compreensão da responsabilização coletiva e do próprio Estado pela execução dos projetos educativos. Para entendermos o trabalho docente, que é nosso objeto de investigação, buscamos referências teóricas em Michel Foucault (2007), Pierre Dardot & Christian Laval (2016) e Ricardo Antunes (2020) e, numa abordagem contextualizada junto às alterações do sistema produtivo capitalista, vinculamos a racionalidade neoliberal com o projeto de educação mercadológico para, então, compreendermos a configuração do trabalho docente, caracterizado pelos princípios do empreendedorismo, da meritocracia, concorrência e com perspectiva de formação pragmática vinculada à racionalidade instrumental. As análises permitiram concluir que há forte índice de interferência dos discursos e dos princípios empresariais, na organização da educação pública e, em consequência, na configuração do trabalho docente.
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