Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E OS MOLDES DO CREATIVE THINKING: O CASO BRASIL-FINLÂNDIA

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 24; Issue: 3 Linguagem: Português

10.31512/19819250.2023.24.03.36-61

ISSN

1981-9250

Autores

Anderson Góis Marques da Cunha, José Luiz Alves, Milena Alves dos Santos de Almeida,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O estudo apresenta um debate sobre as métricas de qualidade da educação sob a ótica do estado social brasileiro e finlandês, a fim de entender os níveis insatisfatórios de aprendizagem no Brasil, observados nos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA). Ao comparar esses resultados com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador nacional, busca-se identificar os fatores que influenciam tais resultados. O objetivo deste estudo foi analisar as métricas de qualidade da educação no Brasil e na Finlândia, investigando as limitações e possibilidades da adoção da perspectiva do creative thinking . A pesquisa é aplicada e qualitativa, de cunho descritivo-exploratório. Foi observado que o Brasil mantém desempenho aquém da média OCDE e distancia-se dos indicadores finlandeses. A falta de inserção do pensamento científico nos processos que mensuram a qualidade da Educação no Brasil por meio do creative thinking framework é um agravante.

Referência(s)
Altmetric
PlumX