
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E OS MOLDES DO CREATIVE THINKING: O CASO BRASIL-FINLÂNDIA
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 24; Issue: 3 Linguagem: Português
10.31512/19819250.2023.24.03.36-61
ISSN1981-9250
AutoresAnderson Góis Marques da Cunha, José Luiz Alves, Milena Alves dos Santos de Almeida,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO estudo apresenta um debate sobre as métricas de qualidade da educação sob a ótica do estado social brasileiro e finlandês, a fim de entender os níveis insatisfatórios de aprendizagem no Brasil, observados nos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA). Ao comparar esses resultados com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador nacional, busca-se identificar os fatores que influenciam tais resultados. O objetivo deste estudo foi analisar as métricas de qualidade da educação no Brasil e na Finlândia, investigando as limitações e possibilidades da adoção da perspectiva do creative thinking . A pesquisa é aplicada e qualitativa, de cunho descritivo-exploratório. Foi observado que o Brasil mantém desempenho aquém da média OCDE e distancia-se dos indicadores finlandeses. A falta de inserção do pensamento científico nos processos que mensuram a qualidade da Educação no Brasil por meio do creative thinking framework é um agravante.
Referência(s)