Liga de Ensino do Rio Grande do Norte: foco nas concepções educacionais voltadas ao ensino de matemática (1911 – 1926)
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 12 Linguagem: Português
10.55905/revconv.16n.12-254
ISSN1988-7833
Autores Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste texto é um recorte de uma pesquisa doutoral, a qual teve como objetivo buscar compreender as concepções educacionais da Liga de Ensino do Rio Grande do Norte - LERN, em específico, como os membros desta instituição entendiam e influenciavam a implementação de práticas voltadas ao ensino de matemática no estado do RN. As respostas, aos nossos questionamentos, foram sendo construídas ao longo da pesquisa, por meio dos documentos analisados e, interpretados em arquivos catalogados, entre estes: boletins, atas, diário de professores, Relatório da Instrução Pública, em revistas, e, artigos do jornal A República. Evidenciamos, no presente estudo, que os integrantes da LERN participavam diretamente na elaboração das diretrizes educacionais do RN, de modo a determinarem as práticas formativas primordiais aos professores, vislumbradas em cursos direcionados aos docentes com temáticas que reforçavam a compreensão que tinham em relação as inovações didáticas, à época. Conclui-se, desse modo, que as metodologias voltadas as salas de aulas, os recursos didáticos, o modo como os registros eram realizados nos diários de classe, e os conteúdos a serem abordados, dentre estes, os referentes a matemática, sofriam influências da LERN.
Referência(s)