Artigo Acesso aberto Produção Nacional

EVASÃO E RETENÇÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DA FAETEC

2023; Volume: 4; Issue: 12 Linguagem: Português

10.47820/recima21.v4i12.4717

ISSN

2675-6218

Autores

Margareth Nunes Silva, Maria Aparecida Monteiro da Silva,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

No contexto da Educação Profissional Técnica da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro – Faetec, pesquisar em qual unidade técnica, em qual série e em qual curso o índice de evasão é mais frequente trouxe como resultado da análise qualitativa, percepções e anseios dos entrevistados sobre a persistência da dualidade ensino propedêutico/profissional, a multifatoriedade e o alto índice de evasão e retenção escolar, principalmente, nas primeiras séries. Como resultado da investigação quantitativa, os dados coletados apontaram para índices alarmantes nas unidades técnicas e, novamente, nas primeiras séries de todos os cursos e unidades pesquisadas. Na Escola Técnica Estadual Ferreira Viana, o curso eletrônica apresentou os maiores índices em todo período pesquisado. Na Escola Técnica Estadual João Luiz do Nascimento, os maiores índices ocorreram no curso eletrotécnica. A Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá apresentou um certo equilíbrio entre os índices e o curso eletrônica exibiu os maiores índices de 2017 a 2019, esta também apresentou os maiores índices de evasão nas primeiras séries. A coleta e análise de informações, na abordagem qualitativa, foi realizada através de entrevista semiestruturada com uso da técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Já na análise quantitativa, os materiais foram recolhidos nas secretarias escolares das unidades técnicas selecionadas para a pesquisa e analisados através do uso estatística sendo os resultados, posteriormente, projetados para toda a rede Faetec.

Referência(s)