EVASÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA BRASILEIRA UM ESTUDO DE REVISÃO
2023; Volume: 4; Issue: 12 Linguagem: Português
10.47820/recima21.v4i12.4707
ISSN2675-6218
AutoresMargareth Nunes Silva, Maria Aparecida Monteiro da Silva,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO estudo de caso “Evasão na Educação Profissional Técnica de Jovens e Adultos: o caso da Instituição Pública Estatal Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro – FAETEC” buscou compreender como a educação profissional no Brasil e a evasão escolar são tratadas pela literatura científica. Os resultados dessa pesquisa evidenciaram que a evasão escolar é um fenômeno multifatorial, que a educação profissional é, ainda hoje, tratada como uma educação assistencialista e destinadas às classes inferiores socialmente e a persistência da dualidade ensino propedêutico/profissionalizante na educação profissional técnica brasileira. A revisão de literatura indicou, também, que após integração do ensino médio convencional, que concentrava a maior parte da população de alunos, com o ensino profissional técnico (EMI), o fenômeno evasão no ensino profissionalizante técnico (EPT) ganhou um maior destaque com a contabilização de uma parcela muito significativa de estudantes evadidos. Os resultados da pesquisa bibiográfica sobre as possíveis causas de evasão escolar nos cursos técnicos da FAETEC, detectou que: as retenções escolares, as práticas docentes, as metodologias de ensino, a insuficiência de aprendizagem, a distância entre a inovação tecnológica que o mercado de trabalho solicita e o que a Instituição Escolar oferece, a falta de informações sobre as profissões técnicas, a situação socioeconômica dos alunos e a falta de subsídios financeiros para estudar em um curso técnico contribuem para a evasão escolar.
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