Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O Corpo do Tempo: uma leitura de “Prologue” de Gérard Grisey

2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português

10.33871/23179937.2023.11.3.8224

ISSN

2317-9937

Autores

Sílvio Frosini de Barros Ferraz, William Teixeira,

Tópico(s)

Multisensory perception and integration

Resumo

Propomos neste artigo uma leitura da primeira peça da suíte Les Espaces Acoustiques, Prologue, escrita em 1976 por Gérard Grisey para viola solo. Considerando que o conjunto de peças constitui-se em uma sistematização musical das técnicas composicionais que viriam a ser aplicadas e desenvolvidas por Grisey no restante da sua obras, esta análise referencia-se por escritos acadêmicos acerca de sua composição e, sobretudo, por escritos do próprio compositor em seus esforços por apresentar conceitualmente a construção epistemológica que subsidia tais procedimentos. Dessa forma, o biomorfismo que lhe serve como constante campo analógico, como em sua noção tripartite de tempo musical (esqueleto, carne e pele do tempo) e em sua proposta de processo formal (inspiração e expiração), é por nós compreendido como campo de operações composicionais e, consequentemente, como critérios analíticos, permitindo-nos propor abordagens interpretativas e aplicações para novos procedimentos composicionais a partir da noção de fluxo de energia.

Referência(s)
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