
O Corpo do Tempo: uma leitura de “Prologue” de Gérard Grisey
2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português
10.33871/23179937.2023.11.3.8224
ISSN2317-9937
AutoresSílvio Frosini de Barros Ferraz, William Teixeira,
Tópico(s)Multisensory perception and integration
ResumoPropomos neste artigo uma leitura da primeira peça da suíte Les Espaces Acoustiques, Prologue, escrita em 1976 por Gérard Grisey para viola solo. Considerando que o conjunto de peças constitui-se em uma sistematização musical das técnicas composicionais que viriam a ser aplicadas e desenvolvidas por Grisey no restante da sua obras, esta análise referencia-se por escritos acadêmicos acerca de sua composição e, sobretudo, por escritos do próprio compositor em seus esforços por apresentar conceitualmente a construção epistemológica que subsidia tais procedimentos. Dessa forma, o biomorfismo que lhe serve como constante campo analógico, como em sua noção tripartite de tempo musical (esqueleto, carne e pele do tempo) e em sua proposta de processo formal (inspiração e expiração), é por nós compreendido como campo de operações composicionais e, consequentemente, como critérios analíticos, permitindo-nos propor abordagens interpretativas e aplicações para novos procedimentos composicionais a partir da noção de fluxo de energia.
Referência(s)