
JOGOS DE EMPRESAS: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO SOBRE APLICAÇÃO DESSE MÉTODO
2023; Volume: 3; Issue: 12 Linguagem: Português
10.56083/rcv3n12-327
ISSN2764-7757
AutoresAugusto César Silva Gonçalves, Mariana Cunha de Aguiar Pinto, Aneide Oliveira Araújo,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO ensino mediado por jogos de empresas vivenciado em sala de aula oportuniza o aprimoramento do aprendizado do conteúdo científico bem como a experiência prática do exercício da profissão. Esta pesquisa buscou analisar a aplicação de jogos de empresas numa turma de Orçamento Empresarial do curso de graduação de ciências contábeis e na turma Metodologia do Ensino Superior, do Mestrado em Ciências Contábeis, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo como objetivo, verificar a percepção dos alunos sobre a aplicação desse método. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa através do estudo de caso único e análise dos dados por meio da observação participante e análise documental dos questionários e relatórios. Os resultados da pesquisa evidenciam que o método influencia a motivação e o interesse pela aprendizagem dos alunos. Identificou-se dificuldades para aplicação do método quanto a estrutura da instituição, a falta de habilidade e conhecimento do recurso tecnológico escolhido, os atrasos dos alunos para início da aula e o curto prazo disponível para aplicação do método. O jogo Porto Rico foi aprovado como ferramenta adequada e suficiente, sendo considerado aplicável tanto a essa metodologia, quanto à disciplina de orçamento empresarial.
Referência(s)