Artigo Acesso aberto Produção Nacional

JOGOS DE EMPRESAS: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO SOBRE APLICAÇÃO DESSE MÉTODO

2023; Volume: 3; Issue: 12 Linguagem: Português

10.56083/rcv3n12-327

ISSN

2764-7757

Autores

Augusto César Silva Gonçalves, Mariana Cunha de Aguiar Pinto, Aneide Oliveira Araújo,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O ensino mediado por jogos de empresas vivenciado em sala de aula oportuniza o aprimoramento do aprendizado do conteúdo científico bem como a experiência prática do exercício da profissão. Esta pesquisa buscou analisar a aplicação de jogos de empresas numa turma de Orçamento Empresarial do curso de graduação de ciências contábeis e na turma Metodologia do Ensino Superior, do Mestrado em Ciências Contábeis, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo como objetivo, verificar a percepção dos alunos sobre a aplicação desse método. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa através do estudo de caso único e análise dos dados por meio da observação participante e análise documental dos questionários e relatórios. Os resultados da pesquisa evidenciam que o método influencia a motivação e o interesse pela aprendizagem dos alunos. Identificou-se dificuldades para aplicação do método quanto a estrutura da instituição, a falta de habilidade e conhecimento do recurso tecnológico escolhido, os atrasos dos alunos para início da aula e o curto prazo disponível para aplicação do método. O jogo Porto Rico foi aprovado como ferramenta adequada e suficiente, sendo considerado aplicável tanto a essa metodologia, quanto à disciplina de orçamento empresarial.

Referência(s)
Altmetric
PlumX