Meta-análise em Marketing
2023; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português
10.24936/2177-4986.v16n2.2023.893
ISSN2177-4986
AutoresÁlan Andrew de Souza, Licione Torres Marques Isbert, Bianca Pinto Carvalho, Cláudio Hoffmann Sampaio,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA produção científica na área de marketing tem resultado em diversas novas descobertas que, em alguns casos, demonstram não convergirem em seus achados. Nesse sentido, a meta-análise pode ser uma solução para esse problema, pois oferece uma oportunidade crucial de revisão e consolidação dos achados empíricos de pesquisas quantitativas, proporcionando para o pesquisador uma melhor compreensão dos fatos e encaminhamentos para identificação de divergências a serem exploradas em novas pesquisas. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo revisar as diretrizes necessárias para condução de estudos meta-analíticos de primeira ordem no campo de marketing. Para tanto, realizou-se uma revisão sobre o conceito de meta-análise, tipos e procedimentos necessários para realizar o processo com rigor, analisando a conduta de estudos meta-analíticos presentes na literatura e publicados em periódicos relevantes para o campo do marketing. Como resultados, destaca-se os principais procedimentos necessários para o atingimento do rigor metodológico do referido método, fornecendo uma melhor compreensão dos fatos e encaminhamentos para identificação de lacunas teóricas para os pesquisadores de marketing.
Referência(s)