Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Meta-análise em Marketing

2023; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

10.24936/2177-4986.v16n2.2023.893

ISSN

2177-4986

Autores

Álan Andrew de Souza, Licione Torres Marques Isbert, Bianca Pinto Carvalho, Cláudio Hoffmann Sampaio,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A produção científica na área de marketing tem resultado em diversas novas descobertas que, em alguns casos, demonstram não convergirem em seus achados. Nesse sentido, a meta-análise pode ser uma solução para esse problema, pois oferece uma oportunidade crucial de revisão e consolidação dos achados empíricos de pesquisas quantitativas, proporcionando para o pesquisador uma melhor compreensão dos fatos e encaminhamentos para identificação de divergências a serem exploradas em novas pesquisas. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo revisar as diretrizes necessárias para condução de estudos meta-analíticos de primeira ordem no campo de marketing. Para tanto, realizou-se uma revisão sobre o conceito de meta-análise, tipos e procedimentos necessários para realizar o processo com rigor, analisando a conduta de estudos meta-analíticos presentes na literatura e publicados em periódicos relevantes para o campo do marketing. Como resultados, destaca-se os principais procedimentos necessários para o atingimento do rigor metodológico do referido método, fornecendo uma melhor compreensão dos fatos e encaminhamentos para identificação de lacunas teóricas para os pesquisadores de marketing.

Referência(s)
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