Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A Gestão do Design no contexto do vestuário inclusivo

2023; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

10.24936/2177-4986.v16n2.2023.897

ISSN

2177-4986

Autores

Fabiana Maffezzolli De Melo, Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo,

Tópico(s)

Sustainable Design and Development

Resumo

O presente artigo busca fazer um apanhado das principais marcas nacionais de vestuário inclusivo e quais produtos elas oferecem ao mercado. Buscou-se referência teórica em alguns conceitos da Gestão do Design para dar o devido embasamento a este estudo. Neste sentido, foi feita uma análise das cinco principais marcas da área, são elas: Reserva, Equal, Aria, Lado B e AdaptWear. Foram analisados aspectos como tipo de produto, gênero, tamanhos disponíveis, e preço. A metodologia se deu através de uma abordagem qualitativa, onde foram pesquisados os tipos de produtos vendidos nos sites dessas marcas. Posteriormente foi selecionado um produto de cada marca para uma análise de funcionalidade das peças vendidas. O resultado da análise serviu para reconhecer que tipos de produtos de vestuário para pessoas com deficiências são produzidos pelas marcas brasileiras. Concluiu-se que estas atendem ao que se propõe, enquanto criadoras de produtos de vestuário inclusivo, vendendo peças de roupas funcionais para os mais diversos tipos de PCDs.

Referência(s)
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