
Etnografia digital do ensino híbrido na educação rural da zona canavieira da mata sul de Pernambuco
2023; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.51359/2525-6092.2023.260474
ISSN2525-6092
AutoresGuilherme José Ferreira Araújo, Alex Sandro Gomes, Thaisa Sampaio Sarmento,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO presente estudo objetiva discutir os sentidos que constituem os espaços híbridos de aprendizagem no cotidiano de estudantes rurais no Município de Joaquim Nabuco (PE). Este trabalho inspirou-se na Geografia Agrária e nos princípios da Antropologia Digital. Aplicou-se técnicas de etnografia digital para entender as relações entre a aprendizagem, as atividades cotidianas, as relações interpessoais e afetivas vivenciadas no modelo de aprendizagem híbrida. Os resultados mostram que os estudantes possuem uma dinâmica de vida fortemente relacionada ao trabalho e ao seio familiar. As evidências guiam o design de futuros artefatos e ambientes de aprendizagem que fazem sentido as reais necessidades deste público.
Referência(s)