Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Etnografia digital do ensino híbrido na educação rural da zona canavieira da mata sul de Pernambuco

2023; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.51359/2525-6092.2023.260474

ISSN

2525-6092

Autores

Guilherme José Ferreira Araújo, Alex Sandro Gomes, Thaisa Sampaio Sarmento,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O presente estudo objetiva discutir os sentidos que constituem os espaços híbridos de aprendizagem no cotidiano de estudantes rurais no Município de Joaquim Nabuco (PE). Este trabalho inspirou-se na Geografia Agrária e nos princípios da Antropologia Digital. Aplicou-se técnicas de etnografia digital para entender as relações entre a aprendizagem, as atividades cotidianas, as relações interpessoais e afetivas vivenciadas no modelo de aprendizagem híbrida. Os resultados mostram que os estudantes possuem uma dinâmica de vida fortemente relacionada ao trabalho e ao seio familiar. As evidências guiam o design de futuros artefatos e ambientes de aprendizagem que fazem sentido as reais necessidades deste público.

Referência(s)
Altmetric
PlumX