
Projetar espaços lúdicos em Escola de Educação Infantil com a participação das crianças
2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; Volume: 26; Linguagem: Português
10.5212/olharprofr.v.26.22009.073
ISSN1984-0187
AutoresRogério Correia da Silva, Alexânia de Avelar Campos, Kelly Fernandes Pereira Sena,
Tópico(s)Urban Arborization and Environmental Studies
ResumoO artigo apresenta algumas reflexões sobre as relações entre a arquitetura e a educação infantil, especificamente sobre a participação das crianças na projeção dos espaços. Apresentamos os pensamentos educacionais de autores que conceberam o espaço como ambiente educativo. No estudo sobre arquitetura dos prédios escolares, damos destaque para os espaços externos e a importância da participação das crianças na criação destes ambientes. Ao final, analisamos a experiência do projeto de construção de uma pista de carrinhos em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) de Belo Horizonte como parte da ação de formação de estudantes de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID / UFMG. A metodologia escolhida foi a pesquisa-ação colaborativa. O novo ambiente foi apropriado nas brincadeiras das crianças e ampliou as possibilidades de uso dos espaços externos da escola. Também possibilitou um potente estudo de caso para a formação das futuras professoras.
Referência(s)