
Memórias e trajetórias femininas no âmbito dos Centros Integrados de Educação Pública
2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 8; Linguagem: Português
10.25053/redufor.v8.e11935
ISSN2448-3583
AutoresLia Ciomar Macedo de Faria, Alexsandra Aparecida Silva do Prado de Aguiar,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoO presente artigo objetiva fazer uma análise da implantação dos Centros Integrados de Educação Pública durante os dois mandatos de Leonel Brizola como governador do estado do Rio de Janeiro. Buscou-se refletir sobre o projeto a partir das memórias e narrativas de duas ex-diretoras sobre suas trajetórias familiares, escolar e profissional nos Centros Integrados de Educação Pública 123 (Nova Friburgo) e 297 (Vassouras). Optou-se por utilizar como ferramenta metodológica para este trabalho entrevistas semiestruturadas baseadas na história oral. Do ponto de vista teórico, empregou-se, com base nos estudos de Pierre Bourdieu, o conceito de habitus, com vistas à apreensão das trajetórias familiares, escolares e profissionais das professoras. Para fundamentar o trabalho de memória, o estudo se baseou principalmente nas formulações de Walter Benjamin e Paul Thompson para qualificar a abordagem de memória, destacando-se pela interconexão entre história e experiência pessoal.
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