Artigo Acesso aberto Produção Nacional

PRIMITIVE FUTURE: METAL, TEMPO E NEOLIBERALISMO NA PRODUÇÃO MUSICAL DO SEPULTURA (1989)

2023; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18223/hiscult.v12i2.3783

ISSN

2238-6270

Autores

Thales Reis Alecrim,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

“Primitive Future”, última faixa do disco Beneath the Remains (Roadrunner Records, 1989) da banda brasileira, Sepultura, marcou a consolidação da circulação global do conjunto e o início do seu sucesso comercial. Contudo, também levanta questionamentos acerca das percepções histórico-temporais do período. Musicalmente, a canção está focada no pulso e nos motivos horizontais (riffs) que são desenvolvidos em andamento acelerado. Além disso, não apresenta um centro tonal definido, criando, assim, uma atmosfera tensionada por meio de intervalos de segunda menor e quarta aumentada. O mesmo ocorre com a lírica que descreve um futuro pós-apocalíptico. Logo, indaga-se aqui quais condições históricas permitiram a produção e a circulação global de uma canção pessimista em relação ao futuro. Examina-se, especialmente, tanto a ascensão do neoliberalismo como do presentismo, consequentemente, também analisa-se a constituição do realismo capitalista e o desempenho enquanto imperativo social em um contexto globalizado.

Referência(s)