Artigo Acesso aberto

Análise do desempenho em matemática e suas tecnologias dos participantes do ENEM 2021 em Barra do Corda, Maranhão: uma comparação entre alunos de escolas públicas e privadas por meio de regressão logística

2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 12 Linguagem: Português

10.55905/revconv.16n.12-282

ISSN

1988-7833

Autores

Luanda Carol de Sousa Fernandes, Francisco Bezerra Mendes, Jodean Alves Da Silva, Rodrigo Fonseca da Silva, Gean Pereira Damaceno, Ernandes Guedes Moura,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este estudo analisa a disparidade de desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre estudantes de instituições de ensino públicas e privadas em Barra do Corda, Maranhão. Com base em dados do ENEM 2021, a pesquisa revela que a maioria dos candidatos na região provém de escolas públicas. Uma análise estatística, utilizando regressão logística, revela que, em média, os alunos de escolas privadas obtiveram um desempenho superior em Matemática e suas Tecnologias. A razão de chances indica que os alunos de escolas privadas têm 45% a mais de chances de obter notas altas, mantendo outras variáveis constantes. No entanto, a desproporção entre as classes de escolas pode influenciar a interpretação dos resultados. Este estudo oferece informações valiosas para os responsáveis pela formulação de políticas educacionais e estratégias de apoio aos candidatos do ENEM na região, destacando a importância de abordar as desigualdades no sistema educacional.

Referência(s)