Artigo Acesso aberto

Acompanhamento do processo de ensino aprendizagem pelos professores numa escola secundária Y na Cidade de Lichinga

2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 12 Linguagem: Português

10.55905/revconv.16n.12-277

ISSN

1988-7833

Autores

Ananias Benesse, Mahomed Ibraimo Nazir,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O presente Artigo tem como tema: Acompanhamento do Processo de Ensino Aprendizagem pelos professores numa Escola Secundária y na cidade de Lichinga. Partindo desse princípio, o estudo levanta o seguinte problema: De que modo os professores fazem o acompanhamento do processo de ensino aprendizagem dos alunos em turmas numerosas? tem como objectivo geral: Analisar o acompanhamento que os professores fazem do processo de ensino aprendizagem dos alunos em turmas numerosas, como específicos: Identificar as metodologias de ensino e estratégias utilizadas pelos professores para ensinar os alunos; Descrever as actividades realizadas pelos alunos durante o processo de ensino e aprendizagem; Identificar os recursos utilizados no processo de ensino e aprendizagem; Analisar o feedback que os professores dão aos alunos nas actividades que realizam. Quanto às metodologias de ensino e estratégias usadas pelos professores, à luz da observação e entrevista, as aulas assistidas revelaram a preponderância do método expositivo. E, a única actividade verificada foi o trabalho de casa, com o domínio da avaliação sumativa. Desta feita, destaca-se a insuficiência de salas de aulas, como razões fundamentais. Como implicação, as provas escritas e o esclarecimento de dúvidas, constituem o feedback dos professores. Porém quanto a melhoria do PEA, na opinião dos professores a participação dos pais dos alunos na melhoria da pontualidade e assiduidade e o desempenho; na opinião dos alunos elenca-se, equipamento didáctico na Biblioteca e nas salas, constução de salas de aulas, incentivar as outras modalidades de avaliação.

Referência(s)