Artigo Acesso aberto

Normas padronizadas e avaliação do desempenho docente nas escolas rurais

2023; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Linguagem: Português

10.21723/riaee.v18i00.18856

ISSN

2446-8606

Autores

Marlenis Martínez, Francisco Palencia Sánchez, Juan Pérez San Roque, Katihuska Mota,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O objetivo do presente estudo foi determinar a relação entre normas padronizadas e a avaliação do desempenho dos professores em escolas rurais subsidiadas na região de Ñuble, no Chile. O percurso metodológico baseou-se na abordagem quantitativa e envolveu uma investigação básica, na perspectiva de um desenho não experimental. Foi considerada uma população de 40 educadores que atuam nas instituições citadas e aplicado um questionário com escala Likert para coletar informações sobre o contexto examinado. Foi validado por meio de pesquisa realizada por especialistas na área educacional-metodológica e avaliado utilizando o coeficiente Alfa de Cronbach, o que determinou alta confiabilidade. As conclusões mais significativas centraram-se no seguinte: há pouca aprovação das normas padronizadas emitidas pelo Ministério da Educação do Chile, visto que não correspondem à realidade que os professores vivem nas áreas rurais, afetando a prática docente e, portanto, a eficácia desempenho perante as autoridades governamentais no momento da avaliação.

Referência(s)