Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Ensino no suporte avançado de vida para estudantes e profissionais de enfermagem

2023; Revista Eletronica Acervo Saude; Volume: 23; Issue: 12 Linguagem: Português

10.25248/reas.e14702.2023

ISSN

2178-2091

Autores

Bianca Blois Pinheiro Camboim, Ilma Pastana Ferreira, Vera Lúcia Gomes de Oliveira, Elen Luce Marcal Elmescany da Silva, Carla Cristina Lucas Souza da Silva, Katiane da Costa Cunha, Renato da Costa Teixeira, Everton Luís Freitas Wanzeler, Vera Regina da Cunha Menezes Palácios, Pâmela Oliveira da Silva,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Objetivo: Identificar evidências na literatura sobre o ensino do Suporte Avançado de Vida para os estudantes e profissionais de Enfermagem. Métodos: Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL). A busca foi realizada em janeiro a junho de 2023, com a utilização da estratégia PICo. A coleta dos dados ocorreu com o cruzamento dos descritores com os operadores booleanos AND e OR. Analisou-se os dados com método de Bardin. Resultados: A busca na literatura resultou em um total de 1066 publicações, após a seleção de 659 artigos, apenas 49 estudos foram rastreados pelos títulos, resumos e metodologias, em seguida com uma leitura na integra, foram incluídos 12 artigos para a produção da RIL. Conclusão: Por meio da análise dos resultados foi possível constatar que ainda existem lacunas no compartilhamento de conhecimento sobre o protocolo em Suporte Avançado de Vida para discentes e profissionais de enfermagem, ou seja, ainda há pouca divulgação de abordagens em faculdades e universidades, permitindo sinalizar falhas na formação profissional.

Referência(s)