Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Modelos pedagógicos em EAD para formação continuada

2023; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Linguagem: Português

10.21723/riaee.v18i00.16234

ISSN

2446-8606

Autores

Mário dos Santos de Assis, Sérgio Paulino Abranches,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Este artigo visa analisar os modelos pedagógicos para EaD utilizados pelas Escolas de Governo da Justiça do Trabalho no Brasil. De natureza qualitativa e com abordagem por estudo de casos múltiplos, a coleta de dados utilizou pesquisa documental e questionário on-line semiestruturado. Os dados foram tratados por análise documental temática e análise de conteúdo categorial. O quadro teórico repousou em modelos pedagógicos para EaD, interação em ambientes virtuais, tecnologias e mídias educacionais e treinamento e desenvolvimento (T&D). O estudo concluiu que predomina modelo pedagógico com concepção de aprendizagem na perspectiva cognitiva, com prevalência de cursos no formato autoinstrucional e utilização de tecnologias educacionais com característica de comunicação assíncrona, rica em símbolos comunicacionais e interações mútua e reativa. Os resultados apontam que o modelo utilizado estimula o autodesenvolvimento do corpo funcional, aproveitando as potencialidades das TDIC na indução de aprendizagem. Sugere-se investigar o impacto do modelo adotado na cultura organizacional.

Referência(s)