
Globalização, pós-modernidade líquida e educação
2023; UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA; Linguagem: Português
10.31501/clogia.v15i3.14441
ISSN1981-2132
AutoresCarlos Henrique da Costa Barreto, Taís Steffenello Ghisleni,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoEste é um estudo de natureza qualitativa e bibliográfica, e que tem por objetivo construir uma reflexão na temática de ensino na contemporaneidade globalizada, pós-moderna (líquida) e tecnológica, cenário onde uma série de questões se implicam quanto ao impacto do universo digital em nossas vidas, destacando-se a importância da construção de consciências críticas, reflexivas e preparadas à experiência digital. Da contextualização de temas norteadores ao debate de autores como Santos, Bauman, Lévy, Castells, Gabriel, Fava, dentre outros, percebe-se que os efeitos sociais da experiênciação de mundo pela pós-modernidade líquida acabam por se refletir, também, na experiência digital das pessoas sobre o universo digital: líquida, efêmera, confusa e caótica, sem aprofundamento crítico nem filtro de conteúdo. Por conseguinte, destacamos a prática de Educação Midiática como caminho, ao cenário educacional, para a formação de pessoas aptas a vivenciar de forma consciente o estado de mundo digital cibridizado em que vivemos, tendo seus benefícios e possibilidades não só asseguradas aos professores e alunos, mas também a própria democracia e bem-estar social.
Referência(s)