
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DOCENTE: ESTABELECENDO CONEXÕES NA PERSPECTIVA DE PRECEPTORES
2023; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
10.20873/riecim.v3i1.17977
ISSN2764-2534
AutoresJosé Ricardo e Souza Mafra, Aureni de Jesus Oliveira, A. J. Oliveira, Carlos Roberto Mendonça Pereira Filho,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO Programa Residência Pedagógica (PRP) se apresenta como uma iniciativa de significativa importância na formação inicial de professores, ao proporcionar situações de vivência e práticas de ensino focadas na docência escolar, na educação básica. Este trabalho trata de uma investigação cujo objetivo central foi delinear o desenvolvimento das ações vinculadas ao Programa de Residência Pedagógica (PRP), na perspectiva de 3 (três) professores perceptores que integram o polo José de Alencar, subprojeto Matemática, na cidade de Santarém, estado do Pará. O relato de experiência fundamentado na observação participante, com base nas narrativas dos professores preceptores, foi o fio condutor metodológico, para as informações apresentadas. Os resultados mostram uma relação de equivalência bidirecional entre aprendizagens e ensinamentos formativos, necessários aos residentes, com base nas vivências e ações desenvolvidas em colaboração com os preceptores. Em contraste, identificamos um movimento de ensinamentos e aprendizagens dos residentes aos preceptores, tendo em vista a convivência entre gerações de professores formados e os conhecimentos contemporâneos dos graduandos, adquiridos, por conta dos saberes da academia e da cultura contemporânea mais geral. Concluímos que, em nosso ponto de vista, o desenvolvimento das ações realizadas pelo PRP não é apenas direcionado a formação inicial, más também, ser uma espécie de formação contínua, aos preceptores.
Referência(s)