Artigo Acesso aberto Produção Nacional

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DOCENTE: ESTABELECENDO CONEXÕES NA PERSPECTIVA DE PRECEPTORES

2023; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20873/riecim.v3i1.17977

ISSN

2764-2534

Autores

José Ricardo e Souza Mafra, Aureni de Jesus Oliveira, A. J. Oliveira, Carlos Roberto Mendonça Pereira Filho,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) se apresenta como uma iniciativa de significativa importância na formação inicial de professores, ao proporcionar situações de vivência e práticas de ensino focadas na docência escolar, na educação básica. Este trabalho trata de uma investigação cujo objetivo central foi delinear o desenvolvimento das ações vinculadas ao Programa de Residência Pedagógica (PRP), na perspectiva de 3 (três) professores perceptores que integram o polo José de Alencar, subprojeto Matemática, na cidade de Santarém, estado do Pará. O relato de experiência fundamentado na observação participante, com base nas narrativas dos professores preceptores, foi o fio condutor metodológico, para as informações apresentadas. Os resultados mostram uma relação de equivalência bidirecional entre aprendizagens e ensinamentos formativos, necessários aos residentes, com base nas vivências e ações desenvolvidas em colaboração com os preceptores. Em contraste, identificamos um movimento de ensinamentos e aprendizagens dos residentes aos preceptores, tendo em vista a convivência entre gerações de professores formados e os conhecimentos contemporâneos dos graduandos, adquiridos, por conta dos saberes da academia e da cultura contemporânea mais geral. Concluímos que, em nosso ponto de vista, o desenvolvimento das ações realizadas pelo PRP não é apenas direcionado a formação inicial, más também, ser uma espécie de formação contínua, aos preceptores.

Referência(s)