
A iconografia dos lugares: geotecnologia e educação geográfica
2023; Editora Univates; Volume: 20; Issue: 11 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv20n11-020
ISSN1983-0882
AutoresRosangela Patrícia de Sousa Moreira, Tânia Maria Hetkowski,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoAs imagens compõem nosso cotidiano a exemplo da observação da paisagem, cenas de filmes ou outdoors espalhados pela cidade. Aos olhos do sujeito, cada imagem é percebida subjetivamente, através da análise iconográfica, que permite um aprofundamento dos signos e ícones ali presentes. Através das geotecnologias, muitas destas podem ser levadas para a sala de aula de Geografia, possibilitando o desencadear de outras discussões, contextualizando e aproximando o estudante das temáticas abordadas teoricamente. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo destacar a presença e importância da iconografia como elemento geotecnológico, nas abordagens da educação geográfica, possibilitando assim, o (re)conhecimento e entendimento do lugar. Para subsidiar esta escrita, utilizamos a aplicação de formulários online, nos quais obtivemos quarenta e duas participações de docentes de Geografia, lotados em diferentes cidades baianas, assim como de outros Estados. De acordo com as respostas, percebemos a valorização das imagens por desempenharem um papel importante nas discussões com as turmas, possibilitando assim, o desenvolvimento de uma educação geográfica a partir da mediação geotecnológica e análise iconográfica dessas imagens.
Referência(s)