Artigo Acesso aberto

A educação profissional e o desenvolvimento local: um estudo sobre o IFRN no Seridó Potiguar

2023; Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Territorio; Issue: 26 Linguagem: Português

10.17127/got/2023.26.005

ISSN

2182-1267

Autores

Danilo Cortez Gomes,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Objetivo da Investigação: O objetivodeste trabalho foi examinar a relação existente entre a expansão e interiorização da educação profissional, por meio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte–nos campi de Caicó, Currais Novos e Parelhas –, e o desenvolvimento do Seridó Potiguar.Metodologia: Esta pesquisa parte do paradigma interpretativo, de natureza qualitativa. A respeito dos objetivos e procedimentos, o trabalho é de caráter explicativo e caracteriza-se por uma pesquisa documental e de campo. No tocante ao tratamento e análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo.Resultados: Os resultados confirmaram a hipótese e os dados corroboraram a importância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte no processo de desenvolvimento do Seridó Potiguar, todavia, destaca-se que o IFRN e Governo do RN tem compreensões distintas acerca do desenvolvimento local, caracterizando-os como aparentes parceiros no processo de desenvolvimento, pois enquanto o Instituto Federal busca promover o que existe de universal nessa realidade, o planejamento estadual, por meio do Projeto RN Sustentável, permanece buscando identificar apenas as chamadas vocações naturais ou potencialidades da região. Em suma, o IFRN tem como foco primeiramente o indivíduo e consequentemente a região em que este se encontra, ao passo que o Projeto RN Sustentável se detém a região.Originalidade/Valor: Trata-se de um trabalho original e inédito que relaciona a educação profissional e o desenvolvimento local, após o recente processo de expansão e interiorização dos Institutos Federais, mais especificamente no Seridó Potiguar, isto é, uma investigação que diz respeito ao processo de interiorização da educação profissionale suas relações com o desenvolvimento local desta região.

Referência(s)