
Desadjetivando a docência no ensino superior: ampliando reflexões sobre o binarismo de gênero nas unidades que compõem o CCMN/UFRJ
2023; Brazilian Journal of Development; Volume: 9; Issue: 12 Linguagem: Português
10.34117/bjdv9n12-102
ISSN2525-8761
AutoresHysdras Ferreira do Nascimento, Taynara Assis Brito, Priscila Tamiasso Martinhon, Célia Regina Sousa da Silva, Grazieli Simões,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA presente investigação alinha operadores teóricos e empíricos, e convida o leitor a refletir sobre adjetivos normativos na ciência. Como seguimento de uma sequência de estudos, este trabalho revisita, brevemente, aspectos históricos e sociais que alicerçam o machismo estrutural adsorvido na Ciência. São analisadas as relações entre docência e binarismo de gênero nas Unidades que compõem o Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mesmo com a presença de ações facilitadoras na construção de redes de apoio entre mulheres nas Ciências, o CCMN ainda exibe significativa diferença quantitativa entre a presença de docentes femininos e masculinos, configuração que remete, graficamente, ao “Efeito Tesoura”.
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