Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Teorema da Alfândega: Por um olhar diferente

2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 10; Issue: 30 Linguagem: Português

10.30938/bocehm.v10i30.10295

ISSN

2447-8504

Autores

Antonia Charmilla Freire Batista, Edvalter da Silva Sena Filho, Elaine Sampaio de Sousa Carlos,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Existem resultados no campo da Matemática que nem sempre são fáceis de serem contextualizados. A contextualização pode ser interpretada como uma ponte que conecta o conhecimento e à sua aplicação. É possível transcender aos aspectos da Matemática Pura através de situações-problemas contextuais e dinâmicas. Assim, este trabalho tem como objetivo mostrar através do viés das situações-problemas, o Teorema da Alfândega, que é um resultado conhecido nos estudos de Espaços Métricos, por meio de dois problemas. O uso de situações-problemas costuma gerar motivação no aluno, faz com que o mesmo busque mais informações sobre o conteúdo trabalhado, ao se sentir desafiado a apresentar uma solução para o determinado problema. Nesse estudo utilizamos a metodologia de pesquisa descritiva bibliográfica, com foco em dados qualitativos. Acredita-se que o uso de situações-problemas possa ser uma boa aliada no desenvolvimento do processo de aprendizagem.

Referência(s)