Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Configurações da docência feminina em escritos pedagógicos da educadora Rosália Sandoval (1918-1921)

2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 9; Linguagem: Português

10.20888/ridphe_r.v9i00.15909

ISSN

2447-746X

Autores

Hebelyanne Pimentel da Silva, Charliton José dos Santos Machado,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

Este estudo discorre e analisa as ideias educacionais da educadora e literata alagoana Rosália Sandoval, expostas em dois manuais pedagógicos: Através da infância e Curso elementar de Portuguez em pequenos exercicios praticos, na perspectiva de evidenciar o seu fazer-se docente em décadas iniciais de República. Visamos mostrar a maneira como a personagem pensou a profissão atentando às relações conflituosas dos seus escritos com os marcadores que a marginalizaram socialmente: gênero, raça e classe. Como ela, outras mulheres negras e pobres também foram atuantes no magistério e na literatura, em âmbito local, regional e nacional. A pesquisa documental, com recorte temporal, marcado pelas crises decorrentes de constantes pandemias, evidencia os rastros de uma intelectualidade que trabalhou concomitantemente em função da inclusão cultural e da exclusão social de margens humanas, quando se disse democrática.

Referência(s)