Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A imprensa periódica e a pandemia de 1918: as notícias sobre o comportamento da instrução pública durante a “gripe espanhola”

2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 9; Linguagem: Português

10.20888/ridphe_r.v9i00.18337

ISSN

2447-746X

Autores

André Condes Ferreira, Andrezza Silva Cameski,

Tópico(s)

History of Medicine and Tropical Health

Resumo

Este artigo tem como foco a análise da imprensa periódica de São Paulo e do Rio de Janeiro durante a pandemia de 1918, enquanto criam uma narrativa sobre a doença, mostrando a rotina alterada do espaço urbano durante o evento e destacando o papel das escolas durante o período de alastramento da moléstia. Em 1918, as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, foram tomadas pela “gripe espanhola” e, diante da doença de caráter pandêmico, os jornais e as revistas da época noticiaram como a organização dos espaços públicos se alterou e dentre as novas situações sociais houve o comprometimento do funcionamento da instrução pública. As notícias falavam que as escolas foram fechadas, o ano letivo encerrou mais cedo e os professores, que antes se dedicavam, inclusive, a transmitir conteúdos gerais e referentes à higiene pessoal, agora passavam a atuar como enfermeiros e mordomos nos hospitais provisórios em que as escolas se transformaram. Para este trabalho, foram utilizados Sontag (1977), no estudo das formas de representação da doença e Barros (2023) para compreender as características e estruturas que compõem os periódicos enquanto produzem notícias.

Referência(s)