Jacundá, toré e bate-pau: danças da cultura indígena tematizadas na educação física escolar
2023; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.29280/rappge.v8i1.12675
ISSN2527-0141
AutoresNathália Inêz de Morais Silva, Ricael Spirandeli Rocha,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoO presente trabalho tem como objetivo expor e discutir uma proposta de ensino para a educação física escolar que considera a importância do conteúdo dança, através da tematização de três danças indígenas: Jacundá, Toré e Bate-Pau. O relato de experiência é baseado em uma proposta de ensino elaborada especificamente para o 4º ano do Ensino Fundamental I, que faz parte dos anos iniciais da educação básica. Foram realizadas intervenções pedagógicas teórico-práticas, com o intuito de tornar as aulas de educação física sobre as danças indígenas mais significativas, valorizando essas expressões da cultura corporal indígena. Os resultados indicam que o processo avaliativo é fundamental para a reflexão sobre a prática pedagógica e para o acompanhamento do aprendizado de cada aluno. Portanto, é considerado relevante abordar essas manifestações da cultura corporal com respeito, reconhecendo e valorizando essas práticas, e evitando qualquer forma de discriminação.
Referência(s)