Artigo Acesso aberto Produção Nacional

MODELOS DIDÁTICOS E INCLUSIVOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

2023; Volume: 8; Issue: especial1 Linguagem: Português

10.59033/cm.v8iespecial1.1160

ISSN

2525-6580

Autores

Giovanna Alves Pereira Santos, Karen Evelyn de Oliveira Pimentel Lima, Carla Teresa dos Santos Marques,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O processo desenvolve-se numa experiência prática com uma abordagem transversal que combina elementos qualitativos em sua análise. A pesquisa consistiu na implementação de duas atividades didáticas, denominadas "Roleta dos Sentidos" e "Caixa Mágica". Durante essas atividades, foram coletados dados por meio da observação, focalizando o tema central do estudo. Os principais processos deste estudo foi avaliar os efeitos das atividades educativas que integram o conhecimento popular e a receptividade dos atores sociais em relação aos saberes vinculados à alimentação e à educação no ambiente escolar. Abordando a ludicidade, como estratégia pedagógica, desempenhando um papel primordial neste contexto, proporcionando um ambiente participativo e estimulante para os alunos. A "Roleta dos Sentidos" permitiu uma exploração aprofundada da percepção sensorial dos estudantes em relação à alimentação, enquanto a "Caixa Mágica" estimulou a curiosidade atrelada ao processo de aprendizagem. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as atividades educativas lúdicas demonstraram potencial para promover uma compreensão mais aprofundada e duradoura dos conceitos ligados à alimentação e à educação. A receptividade favorável dos atores sociais enfatizou a importância da integração do conhecimento popular e de práticas educativas inovadoras no contexto escolar. Esta experiência atesta a eficácia das abordagens pedagógicas criativas e participativas na promoção de uma educação abrangente e envolvente, alinhada aos princípios de ludicidade, alimentação e educação.

Referência(s)
Altmetric
PlumX