Ecologia de Saberes no Fandango Caiçara: desafios para a política de salvaguarda do patrimônio imaterial e conservação ambiental
2023; Volume: 10; Issue: 23 Linguagem: Português
10.48074/aceno.v10i23.14581
ISSN2358-5587
AutoresPatrícia Martins, Ana Carolina Santana Barbosa,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoAo tomarmos os conceitos de conhecimentos tradicionais e conservação podemos consolidar no campo do patrimônio uma perspectiva que integra a salvaguarda da pluralidade cultural com conservação da geobiodiversidade, tanto na descrição dos processos de manejo ambiental e representações das relações interespecíficas, quanto na perspectiva positiva destes saberes Ao tomarmos os conceitos de conhecimentos tradicionais e conservação podemos consolidar no campo do patrimônio uma perspectiva que integra a salvaguarda da pluralidade cultural com conservação da geobiodiversidade, tanto na descrição dos processos de manejo ambiental e representações das relações interespecíficas, quanto na perspectiva positiva destes saberes comporem o rol de possibilidades efetivas de alternativas de conservação, subsistência e existência da pluralidade das expressões da vida no país e no planeta a serem consideradas pelo Estado e academia científica na definição e implementação de política pública. Neste artigo trazemos a partir do caso do fandango caiçara, sua patrimonialização e salvaguarda, a articulação de seus saberes e processos de autoidentificação em consonância com a gestão de suas políticas em diálogo com as ações acadêmico-científicas e estatais. o rol de possibilidades efetivas de alternativas de conservação, subsistência e existência da pluralidade das expressões da vida no país e no planeta a serem consideradas pelo Estado e academia científica na definição e implementação de política pública. Neste artigo trazemos a partir do caso do fandango caiçara, sua patrimonialização e salvaguarda, a articulação de seus saberes e processos de autoidentificação em consonância com a gestão de suas políticas em diálogo com as ações acadêmico-científicas e estatais.
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