
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS NA PANDEMIA
2024; UNIV. REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES; Volume: 20; Issue: 40 Linguagem: Português
10.31512/vivencias.v20i40.1019
ISSN1809-1636
AutoresAlecia Saldanha Manara, Mara R. B. Marzari, Raquel Ruppenthal,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA orientação pedagógica e o papel do orientador no processo e na construção do conhecimento pedagógico junto ao aluno se torna determinante na condução das atividades durante o estágio. Este estudo objetiva compreender a relação orientador-aluno do ponto de vista do aluno-docente e do professor orientador durante o Estágio Curricular Supervisionado em cursos de Formação de Professores de Educação Infantil e Anos Iniciais - Curso Normal. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com a utilização de um roteiro semiestruturado com questões abertas e semiabertas. Participaram 22 sujeitos sendo 16 alunos e 6 professores orientadores de um curso de Formação de Professores de uma escola da rede pública do interior do Rio Grande do Sul. Para análise dos dados utilizou-se Análise Textual Discursiva- ATD, tendo como referencial teórico Moraes e Galiazzi. Aspectos que dificultam a relação de orientação são apontadas pelos alunos-docentes, como a realização do ECS durante a Pandemia de Covid-19, onde o estágio foi realizado via Ensino Remoto Emergencial. O desconhecimento e a falta de domínio da tecnologia por parte dos orientadores foi apontada pelos alunos-docentes como dificuldades do estágio. Já os aspectos relevantes são as trocas de experiência onde ambos os envolvidos no processo educacional (professor e aluno-docente). Destaca-se a necessidade de estudos sobre a temática, pois a maioria dos estudos refere aos cursos de pós-graduação, o que muitas vezes não reflete a realidade de cursos de Formação de professores de Educação Infantil e Anos Iniciais.
Referência(s)