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INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DOCENTES, DAS METODOLOGIAS DE ENSINO, DA INSUFICIÊNCIA DE APRENDIZAGEM E DA DESATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA NA EVASÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DA FAETEC

2024; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.47820/recima21.v5i1.4750

ISSN

2675-6218

Autores

Margareth Nunes Silva, Maria Aparecida Monteiro da Silva,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A presente publicação expõe a análise de um dos objetivos específicos da pesquisa: “Evasão na Educação Profissional Técnica de Jovens e Adultos: o caso da Instituição Pública Estatal Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro – FAETEC, que investigou como as práticas docentes, a insuficiência de aprendizado no ensino fundamental em disciplinas como matemática e português, as metodologias de ensino e a distância entre a inovação tecnológica que o mercado de trabalho solicita e o que a Instituição escolar oferece, influenciam no processo de evasão escolar, nessa modalidade de ensino. Concluiu-se que: os docentes estão desatualizados tecnicamente, tecnologicamente, pedagogicamente, no entanto, são comprometidos e proativos com o ensino técnico de nível médio; a má prática docente e a insuficiência de aprendizagem em disciplinas sustentáculos das disciplinas técnicas afetam negativamente o índice de evasão; a metodologia de horário integral, as disciplinas teóricas e práticas são adequadas ao mercado de trabalho mas, o quantitativo de disciplinas e os laboratórios técnicos foram apontados como inadequados ao ensino profissionalizante técnico; a matriz curricular não afeta o índice de evasão escolar e a pandemia da covid-19 aumentou, consideravelmente, esse o índice. A coleta e análise de informações, na abordagem qualitativa, foi realizada através de entrevista semiestruturada com uso da técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin.

Referência(s)