
INFLUÊNCIA DA DESINFORMAÇÃO SOBRE AS PROFISSÕES TÉCNICAS E DA SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA DOS ESTUDANTES NA EVASÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DA FAETEC
2024; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.47820/recima21.v5i1.4743
ISSN2675-6218
AutoresMargareth Nunes Silva, Maria Aparecida Monteiro da Silva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO estudo de caso “Evasão na Educação Profissional Técnica de Jovens e Adultos: o caso da Instituição Pública Estatal Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro – Faetec”, com abordagens multimétodos, objetivou analisar quais as possíveis razões que induzem à evasão escolar nos Cursos de Educação Profissional Técnica, na modalidade integrado ao ensino médio. Os resultados da análise qualitativa do objetivo específico que tratou de averiguar se a falta de informações sobre as profissões técnicas, já no ensino fundamental, e a situação socioeconômica dos discentes afetam os índices de evasão das Unidades Técnicas e cursos técnicos da Faetec selecionadas para a pesquisa, identificaram que essa falta de informações e condição socioeconômica do aluno afetam negativamente esse índice. Porém, essas informações dependem de uma ação integrada entre as gestões estadual e municipal e a condição socioeconômica dos alunos, detectada como mais uma das causas da evasão escolar no lócus da pesquisa, está ligada à criação de macro políticas socioeconômicas que objetivem combater a desigualdade social e que são de responsabilidade do Estado. Do mesmo modo, a falta de um auxílio pecuniário para os alunos dessa modalidade de ensino também foi considerada como fator motivador de evasão. A coleta e análise de informações foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com uso da técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin.
Referência(s)