
TRANSTORNOS FINANCEIROS E SOCIAIS ACARRETADOS PELA EVASÃO E ATRASO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DA FAETEC
2024; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.47820/recima21.v5i1.4742
ISSN2675-6218
AutoresMargareth Nunes Silva, Maria Aparecida Monteiro da Silva,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO estudo de caso “Evasão na Educação Profissional Técnica de Jovens e Adultos: o caso da Instituição Pública Estatal Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro – FAETEC”, com abordagens multimétodos, objetivou analisar quais as principais razões que induzem à evasão escolar nos Cursos de Educação Profissional Técnica, na modalidade integrado ao ensino médio - EMI, da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro – Faetec e, por ser uma Instituição pública, quais os possíveis transtornos financeiros e sociais para Estado e sociedade. O resultado desta investigação quantitativa mostrou que a retenção escolar, as disciplinas pré-requisitos, a insuficiência de aprendizagem no nível de ensino anterior aumentavam o risco de evasão escolar e de atraso escolar. Em consequência disto, Estado e sociedade arcavam com custos financeiros elevados e jovens desempregados, subempregados ou marginalizados. A pesquisa foi realizada nos cursos técnicos de eletrotécnica e eletrônica e nas unidades técnicas: Ferreira Viana; João Luiz do Nascimento e Visconde de Mauá. A coleta de informações ocorreu nos bancos de dados das secretarias escolares destas unidades técnicas e analisadas através do uso das ferramentas da estatística, sendo os resultados, posteriormente, projetados para toda a rede Faetec.
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