Responsabilidade social corporativa no futebol e sua influência na relação entre clube profissional e comunidade local
2024; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 23; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5585/2024.24813
ISSN2176-0756
AutoresEduardo Nishida, Jacques Demajorovic, Dafne Oliveira Carlos de Morais,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoObjetivo: propor um modelo de análise da relação entre clube de futebol profissional e comunidade local, com enfoque na Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Metodologia: revisão sistemática da literatura de 49 artigos científicos sobre RSC no futebol publicados no período de 2011 a abril de 2022. Originalidade: a partir dos anos 1990, o futebol inicia um processo de industrialização no qual a tomada de decisão passa a ser pautada por interesses comerciais, acarretando o distanciamento do clube com a comunidade local. Desafios éticos recentes envolvendo a modalidade demandam maior comprometimento das Organizações Esportivas de Times Profissionais (OETP) com a agenda de desenvolvimento sustentável, normalmente atribuída aos programas de RSC. Entretanto, as investigações enfocam seu caráter instrumental e debruçam-se pouco sobre as ações orientadas à comunidade, o Esporte para o Desenvolvimento (EPD) e a mobilização social. Resultados: sugere-se que um dos propósitos da RSC seja a reconstrução dos laços entre clube e comunidade, cujo processo demonstra-se multidimensional (econômico, político-integrativo e ético-emocional). Contribuições teóricas: ampliar o corpo de estudos brasileiros sobre a RSC no futebol, em um contexto político-econômico que aumenta a pressão por mudanças profundas em sua estrutura de governança. Contribuições práticas: propor um modelo capaz de guiar o planejamento de ações de RSC, baseado em princípios de sustentabilidade e do EPD, despertando sua atenção para os aspectos que podem desencadear a mobilização social.
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