Tecnologias como aliadas à educação: um desafio docente diante da pandemia da Covid-19
2024; Brazilian Journal of Development; Volume: 10; Issue: 01 Linguagem: Português
10.34117/bjdv10n1-003
ISSN2525-8761
AutoresDaniel Vassalo Ferreira, Celimar Reijane Alves Damasceno Paiva, Isabela Cristina Soares Gregor, Lílian Isabel Ferreira Amorim, Adriana Martins da Silva Castro,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA pandemia da Covid-19, que assolou o mundo a partir do final de 2019, impôs desafios sem precedentes a todos os setores da sociedade, incluindo a educação. Com esse cenário foi necessário um esforço coletivo entre professores e alunos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) para implementar a proposta do programa na escola de educação básica. Diante disso, fomos convidados a buscar alternativas metodológicas possíveis com o uso de tecnologias. As ações foram realizadas nas turmas dos sétimos anos da Escola Estadual Professor Claudemiro Alves Ferreira. As atividades propostas foram: oficina com tema Matemática com Diversão, jogo de Números Inteiros, jogo no Quizizz e a Olimpíada Online de Matemática. Essas atividades foram desenvolvidas através de vídeo chamada pelo Google Meet. Os objetivos principais eram favorecer o entendimento dos conteúdos por parte dos alunos, permitir a interação aluno-professor, criar métodos dinâmicos para ensinar matemática e ajudar na resolução de problemas envolvendo os Pets (Planos de Estudo Tutorados). Este relato de experiência se concentra não apenas nas ferramentas tecnológicas utilizadas, mas também nas reflexões, estratégias e soluções criativas adotadas por docentes e bolsistas para superar obstáculos e proporcionar experiências de aprendizado significativas em um ambiente virtual. Serão abordadas questões como a adaptação ao uso de plataformas de ensino online, o desenvolvimento de materiais digitais, a comunicação com os alunos à distância e as estratégias para manter a motivação e o engajamento dos estudantes.
Referência(s)